14h00

Outubro Rosa - Hospital Santa Izabel alerta para importância da prevenção contra o câncer de mama

Compartilhe
Tamanho do Texto

Realizada anualmente em todo o mundo para promover a conscientização da população sobre a prevenção e a luta contra o câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa ganhou reforço no Hospital Santa Izabel. Durante todo este mês, uma série de iniciativas coloca o câncer de mama no centro das discussões, promove maior conscientização sobre a doença e busca sensibilizar especialmente as mulheres com idade entre 40 a 69 anos para que elas adotem estilo de vida saudável, atentem sobre a importância do autocuidado e não deixem de realizar o exame de mamografia.


Neste momento em que o rastreamento e o tratamento oncológicos foram prejudicados por conta da pandemia do coronavírus, a campanha ganhou novo apelo. É que retardar o diagnóstico de um tumor inicial com maior chance de cura, segundo os especialistas, pode resultar em identificação tardia com o tumor avançado e menor chance de eficácia no tratamento.


"Temos alertado e orientado as pessoas sobre a importância de nunca deixarem de se cuidar", diz a Dra Clarissa Mathias, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). "Retardar até o último momento a ida ao hospital é arriscado e pode resultar num quadro crítico mais urgente e avançado", completa a especialista ao reforçar que o Hospital Santa Izabel vem tomando todas as precauções recomendadas, seguindo protocolo internacional de segurança e oferecendo toda a linha do cuidado especializado, desde o exame até o tratamento radiotérápico e a cirurgia. 


O hospital também disponibiliza mamografia para pacientes oriundos do SUS, particulares e de operadoras de saúde. Além disso, integraliza toda assistência oncológica no confortável e bem equipado Instituto Baiano do Câncer  (IBC), ampliou a equipe profissional e deu novo impulso ao tratamento oncológico na Bahia com a junção de forças com o Grupo Oncoclínicas, considerado um dos mais respeitados em Oncologia, Hematologia e Radioterapia da América Latina.


Reforço - O Brasil deve ter 66.280 novos casos de câncer de mama este ano. Esta doença também pode acometer homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. O diagnóstico precoce amplia a chance de controle dos danos causados à saúde do paciente. "A saúde feminina merece total atenção e um cuidado todo especial", alerta também a médica mastologista, Dra Elisiane Gadelha, da equipe Oncoclínicas e Santa Izabel, reforçando o alerta às mulheres, em especial para as que observarem qualquer sinal ou sintoma na mama. “Não esperem. Procure um profissional de saúde para ser examinada e realize todos os exames solicitados”, acrescentou a Dra Gabriela Arruda, também mastologista do hospital. 


O Santa Izabel está com a fachada iluminada na cor rosa e reforçou a divulgação de conteúdo em áreas estratégicas do hospital e na rede social. Os especialistas do hospital também estão ampliando as ações diretas com pacientes e familiares para tirar dúvidas e difundir esclarecimentos sobre o câncer de mama que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. 
 

Outubro Rosa - Hospital Santa Izabel alerta para importância da prevenção contra o câncer de mama
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital