17h00

Hospital Santa Izabel amplia alerta e cria centro especializado em saúde masculina

Compartilhe
Tamanho do Texto

Novembro começa trazendo mais um alerta importante, desta vez direcionado aos homens para que recebam e dêem mais atenção à saúde. O Hospital Santa Izabel está aproveitando essa oportunidade, quando mundialmente a campanha Novembro Azul reforça a conscientização sobre o câncer de próstata, para criar um centro especializado em saúde masculina. É o Centro de Tratamento do Homem (CTH Bahia), que reúne equipe multidisciplinar especializada e alta tecnologia para diagnosticar, assistir de forma individualizada e ajudar a prevenir doenças por meio da informação e planejamento de um estilo de vida mais saudável.


Seis urologistas, um cardiologista, um endocrinologista e um nutricionista integram o novo serviço que conta com uma retaguarda hospitalar de grande porte e atenderá pacientes oncológicos e não oncológicos, diabéticos, pessoas com problemas cardiovasculares, distúrbios hormonais, próstata e disfunção erétil. Serão oferecidos diagnósticos e tratamentos conforme a idade, hábitos de vida e os históricos pessoal e familiar de cada paciente. 


"O cuidado humanizado, continuado e integral também estará presente", afirma o chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel, Dr. Humberto Ferraz, reforçando que os exames preventivos, as consultas de acompanhamento e um estilo de vida equilibrado muito contribuem na manutenção das melhores condições de saúde. O interesse consigo mesmo, a conscientização e o cuidado especializado qualificado são aliados importantes", acrescenta o médico especialista ao ressaltar a confiança no novo projeto. 


A saúde não pode ser negligenciada. Prevenir é o primeiro cuidado.  Lembre-se: não é recomendável só ir ao médico quando se sentir mal. Muitos problemas de saúde quando mais cedo detectados e tratados, aumentam as chances de serem contidos e solucionados. Muitos homens, no entanto, ainda desconhecem, mesmo em relação ao câncer e outras doenças frequentes, os métodos de prevenção e rastreamento adequados, principalmente por falta de acesso à informação, desinteresse ou por outro motivo.


Ao frequentar o médico regularmente desde a adolescência, o homem poderia evitar ou tratar melhor uma série de doenças ligadas ao aparelho urogenital, a exemplo da disfunção erétil e mesmo os efeitos da redução da testosterona, o hormônio masculino. 


Iniciativa conjunta do Santa Izabel com o Grupo Oncoclínicas, o Centro de Tratamento do Homem funciona às terças, quartas e quintas, das 17 às 19 horas, num espaço amplo e confortável com protocolos seguros e instalações devidamente preparadas para receber com qualidade e de forma absolutamente apartada de pessoas com sintomas respiratórios. 


Comunicação - Nessa campanha do Novembro Azul para sensibilizar o homem a ir ao médico de forma regular, o Santa Izabel Bahia também está iluminando de azul sua fachada centenária e vem difundindo informações sobre prevenção e tratamento ao câncer de próstata em peças publicitárias, redes sociais e veículos de mídia interna e externa. 


O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados atualmente, embora um declínio importante tenha sido verificado nas últimas décadas em decorrência principalmente de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização. 


A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles com história de câncer de próstata na família (pai, irmãos, tios) e/ou da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado.  O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios. A população masculina também é acometida por outros tumores e deve ser conscientizada constantemente sobre o tema.

Marcação de Consultas e Exames: (71) 2203-8100 | (71) 98188-3380 
Serviço de Oncologia: (71) 2203-8280

 

Responsável Técnico: Dr. Ricardo Madureira CRM-BA 12793

Hospital Santa Izabel amplia alerta e cria centro especializado em saúde masculina
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital