14h00

Novas iniciativa consolidam sustentabilidade na estratégia operacional do Hospital Santa Izabel

Compartilhe
Tamanho do Texto

Integrante da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o Hospital Santa Izabel permanece evoluindo na gestão ambiental e agora ingressou na campanha Race to Zero (RtZ), uma iniciativa internacional que estimula a eliminação das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha estimula ainda que o hospital alcance até 2030 pelo menos uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de gases de efeito estufa.

A redução contínua dos impactos ambientais na gestão sustentável do hospital tem envolvido a participação ativa dos colaboradores. "O Hospital Santa Izabel está investindo, adaptando os processos e aperfeiçoando a infraestrutura para garantir um atendimento seguro aos nossos pacientes e proteger nossos colaboradores", afirma Eduardo Araújo, gerente de Infraestrutura da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

A neutralização de carbono é uma questão de extrema importância à conservação do meio ambiente e à valorização das condições humanas necessárias para desempenho dos trabalhos de forma digna, segura e saudável. "Estamos dispostos e determinados para avançarna redução e na compensação das emissões de gases de efeito estufa", diz Thiago Awad, engenheiro ambiental e sanitarista do Santa Izabel.

Ele acrescenta que, nos últimos anos, o hospital vem consolidando esforços e contabilizado avanços também com a estruturação das ações sustentabilidade ambiental, em especial no gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa, uso racional da água e energia.

Água potável - Outros dois projetos reforçam o crescimento da importância da sustentabilidade enquanto parte da estratégia do hospital de aperfeiçoamento contínuo. Um deles está em fase final de ajustes e envolve a operacionalização de uma Usina Solar Fotovoltaica - UFV, exclusiva para geração de energia a ser consumida em unidades da Santa Casa da Bahia.

O outro projeto envolve autossuficiência em relação ao consumo de água. "Estamos perfurando três poços profundos para que, somados a outros dois que já possuímos, consigamos fornecer 100% da água potável consumida pelo Hospital Santa Izabel", anunciou Eduardo Araújo.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital