15h30

"Cão terapeuta" auxilia no tratamento e traz conforto aos pacientes internados

Thor passou por treinamento especial para ajudar na recuperação dos pacientes e é agora o mais novo membro da equipe do Hospital Santa Izabel

Compartilhe
Tamanho do Texto

Bem treinado, um labrador preto, de cinco anos, sabe como interagir com as pessoas sem reagir de forma exagerada. Cercado de amor e cuidados, Thor é um cão terapeuta que pouco se altera com ruídos altos ou barulhos estranhos, cadeiras de rodas, macas ou elevadores, e obedece a comandos básicos como se sentar e se deitar. O seu potencial terapêutico especial ficou evidente mais uma vez hoje (14) quando, devidamente fardado e com crachá, ele visitou pacientes internados e em tratamento hospitalar no Hospital Santa Izabel (HSI).

Thor é preparado para permanecer calmo mesmo se o paciente ficar agitado ou, e pode ser útil para acalmá-lo. Mais até do que uma diversão lúdica, o cão contribui positivamente no processo terapêutico. “Percebemos e ouvimos das famílias que atendemos que o cão de terapia têm efeito geral salutar e positivo sobre seus filhos”, disse Eneida Barros, coordenadora de Ação Social.

O desejo de brincar e interagir com o cão provou ser forte incentivo terapêutico, mesmo junto a pacientes retraídos e difíceis de alcançar. Ana Lúcia Freitas, coordenadora de psicologia do HSI, acrescenta que para cada grupo de pacientes os processos são diferentes, mas todos com a mesma finalidade. “Na visita às crianças, as psicólogas fazem uma interação lúdica. Já com os adultos é feita uma visita à beira do leito”, informou.

Desde 2018, o Santa Izabel desenvolve de forma pioneira esse projeto, batizado de Cão Amigo, iniciativa que insere o animal nas sessões de terapia e atividade com os pacientes do hospital.  “Este projeto foi construído com os serviços de assistência, humanização e controle de infecção hospitalar, contribuindo para o bem-estar dos pacientes e da segurança do cão”, afirmou Tatiane Seixas, psicóloga do Grupo Gnap, parceria do Santa Izabel nessa ação.

Antes de ter contato com os pacientes, sempre às terças feiras no turno vespertino, Thor passou por cuidadoso treinamento e por uma série de avaliações, incluindo a certificação das vacinações.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital