11h00

Do Hospital Santa Izabel para o mundo!

Evolução do tratamento oncológico no centro das discussões

Compartilhe
Tamanho do Texto

O 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber Cancer Institute, que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, foi marcado por atualização científica e troca de conhecimento.

Na sala de câncer de pulmão, uma das 14 que integraram simultaneamente o evento, tivemos dois procedimentos transmitidos de dentro do Hospital Santa Izabel.

Um deles foi uma biópsia percutânea, conduzida pelo Dr Maurício Amoedo que, durante a intervenção, descreveu e discutiu o procedimento. E o outro foi o EBUS (ultrassonografia endobrônquica), exame realizado com excelência pelo Dr. Ricardo Oliveira, um dos maiores experts do Brasil. Outro destaque foi a cirurgia de câncer realizada nas dependências do Hospital Santa Izabel pela Dra Gabriela Arruda, juntamente com a Dra Elisiane Gadelha e Dr César Machado.

Essas realizações mostram a importância do Hospital Santa Izabel dentro do diagnóstico de câncer de pulmão, oferecendo desde o diagnóstico, tratamentos mais avançados e pesquisa clínica também. 

A excelência do evento, que reuniu mais de 250 palestrantes, entre convidados nacionais e internacionais, foi ressaltada pela Dra Clarissa Mathias. "E assim nos adaptamos aos novos tempos".

Atendimento integral – No Hospital Santa Izabel, o paciente encontra atendimento integral e multidisciplinar nas diversas áreas que compõem o tratamento oncológico. Toda assistência é realizada em um único lugar, desde as consultas clínicas, tratamentos avançados, internação, atendimento de urgência e emergência até a intervenção cirúrgica, quando necessária.

Maior entidade especializada no tratamento do câncer na América Latina, o Grupo Oncoclínicas atua nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros e é parceiro do Dana-Farber Cancer Institute, renomado centro de pesquisa e tratamento de câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School. Toda essa expertise é direcionada para o atendimento dos pacientes do Hospital Santa Izabel.

“Com investimentos contínuos em pesquisa, atualização constante, desenvolvimento de profissionais e incorporação de tecnologias, o Santa Izabel oferece à população os mais modernos tratamentos”, ressalta o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, sobre a atuação conjunta do hospital com um grupo brasileiro de reconhecimento internacional.

Além da equipe altamente especializada, o HSI disponibiliza um dos mais modernos centros de radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às mais modernas técnicas de tratamento. A precisão dos equipamentos permite uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de hospital referência no tratamento do câncer é reforçada ainda pelo bem sucedido Programa de Cancerologia Clínica que o hospital desenvolve na área de Residência Médica e pelo bom funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, que realiza iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais. O Santa Izabel também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital