17h00

Hospital Santa Izabel investe em exame inovador e aprimorado para rastreio de câncer de mama

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel investe em exame inovador e aprimorado para rastreio de câncer de mama

O Hospital Santa Izabel continua agregando novas tecnologias para estabelecer o plano de tratamento mais adequado para cada paciente. Agora um novo pioneirismo foi registrado, a partir da realização da primeira tomografia por emissão de pósitrons PET/CT com FES (Fluoroestradiol), modalidade inovadora na qual o marcador injetado se liga a receptores de estrógenos, situação presente em 70 a 80% dos cânceres de mama. 
O PET/CT FES é um exame importante que tem trazido benefício na predição da resposta à terapia endócrina em pacientes com câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo ou quando essa situação está sob suspeita. Há indicação também para pacientes com lesão nova surgida durante o tratamento. 

“Este novo radiofármaco é uma tendência de vanguarda para detectar lesões e para dizer de onde ela veio. Ao criarmos traçadores de imagens específicos para determinadas doenças, a gente consegue definir com mais de precisão o grau de envolvimento e a real origem das células malignas”, diz Dra Adelina Sanches, médica da equipe do Hospital Santa Izabel e diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.

Ela acrescenta que o Núcleo de Medicina Nuclear do Santa Izabel segue buscando as maneiras mais eficientes de se fazer diagnóstico e tratar o câncer com precisão. “Sempre somos criteriosos para acompanhar se um novo produto apresenta menos efeitos colaterais, se é menos agressivo, mais efetivo e eficiente para terapêutica e o que apresenta em termos de efeitos colaterais”, acrescentou a especialista. 

Melhor estratégia - Referência em Medicina Nuclear, o Santa Izabel é único hospital baiano com equipamento Gerador de Gálio-68 para realização de dois exames que são muito específicos, a exemplo do PET PSMA para paciente com câncer de próstata e o PET/CT DOTA, para pacientes com tumores neuroendócrinos. 

“Essas inovações têm trazido muitas alegrias a nossa equipe multiprofissional e para os pacientes oncológicos tratados no hospital, já que permite detectar com grande precisão a presença de doença, ajuda em melhor planejamento de tratamento e na resposta aos tratamentos instituídos, inclusive caso necessário, ajudando a modificar a estratégia de condução dos casos”, disse Adelina.
 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital