13h00

Posse da Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Izabel

Compartilhe
Tamanho do Texto

Tomou posse, na manhã desta segunda-feira (30), o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI). Os médicos André Gusmão Cunha e Antero Tavares Cordeiro Neto são os novos coordenadores e vice coordenadores da comissão que tem como membros os seguintes profissionais: Gilson Soares Feitosa Filho, Tércia Vilasboas Reis, Mariana Santos Melo (titulares) e Marcus Vinícius Santos Andrade, Thalita Sacramento Almeida de Morais e Luciana Castro Landeiro (suplentes). A solenidade de posse foi presidida pelo superintendente de Saúde da Santa Casa, Eduardo Queiroz, e contou com a participação de Dr Gilson Soares Feitosa que, na ocasião, prestou homenagem aos antigos coordenadores da comissão, os Drs. Marcus Almeida e Jedson Nascimento.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é uma entidade constituída por membros voluntários e autônomos. Ele cumpre papel de extraordinária relevância para a comunidade de saúde, preservando, acima de qualquer consideração, a integridade física, psicológica e moral dos indivíduos que sejam sujeitos de uma pesquisa cientifica. Bastante atuando no Santa Izabel, este comitê tem o poder de aprovar o projeto de pesquisa ou requerer modificações que o torne adequado aos princípios estabelecidos de ética em pesquisa, ou rejeitá-lo.

O HSI tem a felicidade de contar, desde os anos 90, com um CEP que realiza notável trabalho de qualidade e dedicação e que muito contribui para o progresso contínuo do hospital.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital