14h00

Simpósio promovido pelo Hospital Santa Izabel debate gerenciamento e uso racional do sangue em pacientes

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI), visando maior efetividade no uso de sangue, tem implementado o PBM (Patient Blood Management) e consequentemente registrado progressos que envolvem desde a sistematização de atividades em protocolos de rotina até mudanças na terapia do câncer e outras ações que contribuíram para diminuir a necessidade de transfusões e fornecer cuidado mais seguro para os pacientes. Algumas dessas iniciativas estarão em evidências durante o “1º Simpósio de Gerenciamento do Sangue do Paciente”, evento que acontecerá no dia 23 de julho, às 8h30, no Auditório Jorge Figueira.

Na ocasião estarão reunidos especialistas para debater estratégias que trazem mais segurança para o paciente, melhores desfechos clínicos e reduzem custos no sistema de saúde. As inscrições para o seminário são gratuitas, limitadas e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico: gmc@santacasaba.org.br.

Com abordagem multidisciplinar baseada em evidências, o Santa Izabel, segundo afirma o cirurgião torácico Romilton Machado, vem progredindo de forma estruturada na implantação do PBM. “Esta iniciativa tem diretrizes traçadas pela OMS para diminuir a necessidade das transfusões de sangue e alcançar resultados melhores e mais seguros para os pacientes”, reforça profissional especilaizado, que na ocasião proferirá palestra sobre os três pilares do Patient Blood Management.

A utilização racional do sangue por meio de um programa individualizado de gerenciamento possibilita a equipe profissional indicar a transfusão de acordo com a necessidade do paciente. Além disso, o hospital conseguiu reduzir a exposição dos pacientes na transfusão de sangue halogênico, mesmo com o crescimento populacional e do número crescente de pessoas com mais de 65 anos, que geralmente costumam passar por cirurgias que requerem sangue.

Na programação serão abordados temas como “A importância do PBM no aperfeiçoamento da assistência no HSI”, “PBM no Incor”, “Vantagens do PBM para o anestesista”, “Como o PBM se aplica na cirurgia oncológica”, “PBM em cirurgia Pediátrica no Incor”, “Metabolismo, reposição de ferro e estimuladores de eritropoiese”, dentre outros.

Consulte a programação abaixo:

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital