07h00

Santa Izabel estrutura atendimento direcionado à funcionalidade e integralidade do paciente

Compartilhe
Tamanho do Texto

A medicina cada vez mais tem direcionado atenção aos chamados efeitos a longo prazo. Eles são comuns e podem impactar a vida das pessoas de maneira significativa. Falta de ar contínua, fraqueza muscular, flashbacks, confusão mental e outros sintomas podem atormentar por um longo tempo. A recuperação costuma ser mais difícil para as pessoas que estavam frágeis anteriormente e para as que necessitaram de hospitalizações prolongadas.

Para assistir de forma especializada aos pacientes que apresentam doenças prolongadas e sintomas persistentes, mesmo semanas após o tratamento, o Hospital Santa Izabel estruturou e reforçou as atividades de seu programa que conecta avaliação funcional, fisioterapia respiratória, motora e reabilitação pulmonar com clínicas médicas especializadas.

O atendimento é feito de forma individualizada por equipe multidisciplinar com pneumologistas fisioterapeutas psicólogos e outros especialistas médicos. É um serviço estruturado também para cuidar de forma especial dos sobreviventes de doenças críticas, que podem desenvolver posteriormente problemas de saúde física, cognitiva e mental de longo prazo ou com problemas que persistiram após deixarem as unidades de tratamento.

As adversidades que esses pacientes encontram são amplas. Alguns ficam debilitados, com a capacidade pulmonar reduzida. O fenômeno é conhecido como síndrome pós-cuidados intensivos e voltou à tona recentemente com a Covid, quando após a internação, número considerável de pacientes enfrentou meses de recuperação árdua, muitas vezes exigindo extensa reabilitação física.

No Santa Izabel e na Unidade Álvaro Lemos, mantida pelo hospital em Ondina, os pacientes passam por minuciosa avaliação, quando conferem a saúde pulmonar, habilidades físicas e a saúde cognitiva e mental.

O serviço especializado oferece assistência especializada individualizada para tabagistas, DPOC, asma, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, fraqueza muscular, cansaço, fadiga, desnutrição, pós-Covid, cardiopatia, apneia do sono, infarto agudo do miocárdio, em programação de cirurgias cardíacas, cateterismo e cirurgia bariátrica ou de alto porte.

Pelo contato 71 2203-8100 do Santa Izabel é possível realizar a marcação de consultas, avaliação funcional (cardiopulmonar), fisioterapia respiratória e motora, reabilitação pulmonar, teste para broncoespasmo, dinanometria computadorizada (análise muscular que registra o trabalho realizado através do movimento articular e, assim, identifica os possíveis desequilíbrios e déficits que levam ao desgaste prematuro das articulações) eletromiografia e calorimetria indireta.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital