14h20

Cirurgia cardíaca inédita é realizada no Hospital Santa Izabel em bebê de 8 meses

Compartilhe
Tamanho do Texto

No último dia 31 de outubro foi realizado, no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel (HSI), um procedimento conhecido como "híbrido", por ser realizado em conjunto por duas equipes de especialistas - a de cirurgia cardíaca e a de hemodinâmica intervencionista - com o objetivo de tratar cardiopatias congênitas complexas em um paciente que já nasceu com o diagnóstico.

O caso do bebê de apenas 8 meses foi amplamente discutido previamente em reunião do Heart Team, em conjunto com a equipe clínica de cardiopediatras e de intensivistas pediátricos do hospital, assim como as equipes de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca.
Após um planejamento em conjunto, a cirurgia foi realizada pela cirurgiã cardíaca Dra. Nadja Kraychete e equipe; e pelos hemodinamicistas, Dra. Cauyna Moreira (intervencionista em cardiopatias congênitas) e Dr. Adriano Dourado (cardiologista intervencionista do grupo Hemocárdio).

O procedimento híbrido torna a abordagem menos invasiva, trazendo melhores resultados. O paciente segue bem, em pós-operatório, aos cuidados da equipe clínica de intensivistas e de cardiopediatras.

Equipe médica: Murilo Flores e Jaime Amorim

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital