Dezembro Laranja: Hospital Santa Izabel participa neste sábado de ação contra câncer de pele

O Hospital Santa Izabel vai participar da campanha de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia neste sábado (3). A ação, é uma iniciativa nacional, e o hospital Santa Izabel apoia a campanha oferecendo à população, no Ambulatório Silva Lima, exame clínico da pele com encaminhamento dos casos com suspeita de câncer para acompanhamento via SUS (Sistema Único de Saúde). A ação integra o “#DezembroLaranja” e envolverá a utilização simultânea de seis consultórios, das 8 às 13 horas. A ação contemplará 150 pessoas.

Ainda como parte da campanha, os dermatologistas difundirão orientações relacionados aos cuidados com a exposição solar, descoberta precoce da doença, prevenção e tratamento. A avaliação clínica da pele é vital para prevenir o desenvolvimento da doença.

Fique atento. O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele.

“A prevenção e a detecção precoce”, diz a dermatologista Jussamara Brito, preceptora do Serviço de Dermatologia do Hospital Santa Izabel, “constituem as principais ferramentas no combate ao câncer de pele. Todos devem estar atentos aos sinais de alerta para o câncer de pele: manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e as feridas que não cicatrizam em quatro semanas”.