Aos 130 anos, Hospital Santa Izabel comemora avanço na oferta de cuidado seguro, completo e qualificado

Respeito, fraternidade, pioneirismo, conhecimento e inovação seguem impulsionando o primeiro hospital baiano, que atualmente atende em 46 especialidades médicas e tem 438 leitos, sendo 84 de UTI. No ano passado, realizou quase 15 mil procedimentos cirúrgicos, 40 mil atendimentos ambulatoriais e 98 mil acolhimentos no pronto-socorro.

O Hospital Santa Izabel (HSI) completa no dia 30 de julho 130 anos de serviços contínuos prestados à população baiana no atual endereço, no bairro de Nazaré, onde consolidou pioneirismo, excelência e atendimento humanizado.  A data será comemorada nesta sexta feira (28), às 8h30, com uma celebração ecumênica, seguida de exposição fotográfica e plantio de uma muda da “Árvore de Hipócrates” (platanus orientalis), símbolo do ensino médico e do amor à ciência.

A história do Santa Izabel é escrita diariamente pelas pessoas: pacientes, colaboradores, corpo clínico, gestores, voluntários e sociedade. A reconhecida expertise do hospital é fortalecida pelo investimento contínuo em alta tecnologia e em ensino e pesquisa, na especialização e treinamento das equipes e por diversas iniciativas de pioneirismo e inovação que contribuem para o diagnóstico ágil e preciso, tratamento seguro, promoção de saúde e qualidade de vida.

O futuro do Santa Izabel está sendo construído hoje. “É um grande contentamento podermos comemorar 130 anos de atividade celebrando diversas conquistas e a superação de muitos desafios que nos permitiram ser reconhecido hoje como um dos grandes centros de cuidado total, ensino e pesquisa médica do país, afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. “Somos gratos pela confiança que nossa comunidade deposita nesta honrada casa e pelo serviço incrível de nossa equipe trabalhadora”, completou o provedor.

Neste processo de evolução contínua, destaque para a ampliação da oferta dos mais avançados tratamentos médicos com padrão de excelência internacional – robótica, medicina nuclear, acelerador de partículas de prótons, imunoterapia, TAVI, dentre outros.  Para o paciente, os avanços são consideráveis e muito importantes. Na área oncológica, a novidade é o funcionamento do novo Cancer Center, fruto da ampliação da parceria do hospital com o Grupo Oncoclínicas, organização especializada em oncologia com ampla capilaridade e reconhecimento internacional.

O investimento na qualificação das equipes e em estrutura reduziu o tempo de espera entre a suspeita e o diagnóstico do câncer, assim como o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento, ampliou e integralizou de forma pioneira o cuidado, desde o atendimento de emergência até o pós-cirúrgico, assegurando diagnóstico preciso e a abordagem personalizada a diversos tipos de tratamentos. Os investimentos estratégicos também contemplam a proteção ao meio ambiente e áreas nas quais o HSI tem reconhecida tradição como a cardiologia, terapia intensiva e a prática cirúrgica.

Com olhar contínuo para o futuro dos cuidados de saúde e melhoria da experiência do paciente, vários projetos de instalações e investimentos seguem em andamento, com destaque para o novo padrão de conforto e segurança dos leitos de internação,  construção de novo edifício garagem, ampliação do centro cirúrgico e da bioimagem, retrofit das fachadas e espaços de convivência, implantação do primeiro serviço de TMO, além de aquisição de equipamentos tecnológicos de ponta. “O futuro do Santa Izabel está sendo construído agora”, reforça o diretor Técnico Assistencial do HSI, Dr. Ricardo Madureira.

História – Herdeiro de um legado que se inicia quando da fundação da Cidade de Salvador, remonta ao primitivo Hospital da Caridade, fundado pelo então governador-geral Thomé de Souza, em 1549. O Santa Izabel foi inaugurado em 1893. A história remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.

O Hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.

Em 2 de julho de 1833, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia foram transferidos para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra atualmente. Desde a sua fundação, o HSI trilha um caminho de melhoria do bem-estar dos pacientes, funcionários e comunidades.