Casa de Apoio Solange Fraga abriga pacientes pediátricos em tratamento prolongado no Hospital Santa Izabel

A Santa Casa da Bahia conta com uma casa de apoio em Salvador. É a Casa Solange Fraga, que fica no bairro da Saúde e oferta hospedagem gratuita e apoio social a crianças e adolescentes do interior do Estado que, em situação de vulnerabilidade social, estão em tratamento oncológico e cardíaco no Hospital Santa Izabel.

Para assegurar a continuidade do tratamento aos pacientes, além da hospedagem com alimentação, serviço de lavanderia e transporte para o tratamento hospitalar, a casa de apoio contempla as acompanhantes das crianças com o acesso a oficinas para geração de renda e terapias ocupacionais.

Atualmente três crianças estão hospedadas no local. “Sempre digo aos meus parentes e as pessoas de minha cidade, Caculé, que aqui estamos em casa. Todo esse apoio tem me fortalecido a encarar com esperança o tratamento prolongado de meu filho de 9 anos”, disse Ana Carolina Souza Silva, enquanto o filho brincava na brinquedoteca da casa. “Recentemente aprendi aqui a confeccionar sandálias e já estou comercializando a minha produção, o que tem contribuído muito neste momento de superação”, completou Ana.

Quem também elogia o funcionamento do local é Camila Veronica dos Santos, mãe de outro garoto que está hospedado na casa de apoio. Moradora de Ibirataia, ela conta que ter conseguido hospedagem em um local muito bem estruturado foi um divisor de água no atual processo de tratamento do filho. “Aqui todo mundo se ajuda e se fortalece. É um momento difícil no qual encontrarmos o devido apoio faz toda a diferença”, afirmou.

Amor ao próximo - A Casa de Saúde Solange Fraga foi inaugurada em 2009 e funcionou durante onze anos, quando foi temporariamente fechada. No Ano passado, a Santa Casa da Bahia e o Grupo Oncoclínicas somaram esforços para a reabertura do espaço, realizando eventos beneficentes e firmando parcerias com pessoas instituições comprometidas em ajudar ao próximo.

Em outubro de 2022, foi realizada no local a CASACOR Bahia Beneficente, onde parte do mobiliário foi doado com o apoio de diversos arquitetos e designers baianos. “Toda ajuda é sempre bem-vinda”, diz Amanda Oliveira, coordenadora de Captação de Recursos da Santa Casa e administradora do espaço, ressaltando que desenvolver ações de solidariedade nas áreas de saúde, educação, cultura e ação social, inspiradas nos ideais de misericórdia, faz parte da missão da Santa Casa da Bahia.