Boas práticas do Hospital Santa Izabel nas áreas ambiental, social e de governança conquistam novos reconhecimentos

A performance do Hospital Santa Izabel (HSI) em ESG alcançou dois novos reconhecimentos. A instituição, referência em cuidado com o meio ambiente, conquistou o prêmio global “Health Care Climate Challenge”, promovida pela Health Care Without Harm e pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis. E no último dia 5, Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa, recebeu em evento realizado no Hotel Fasano o Prêmio Benchmarking Saúde 2023, conquistado pelo Santa Izabel na categoria “Cultura ESG”.

Essas novas conquistas refletem o cuidado do hospital com os princípios ambientais, sociais e de governança. Eles estão presentes na lógica de funcionamento de uma instituição que atua de forma comprometida com um futuro melhor e mais saudável para as pessoas. “A filosofia do crescimento a qualquer custo nunca coube para uma casa que tem por missão ajudar a quem mais precisa”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.

Desde o zelo com as compras sustentáveis, a preocupação com o ambiente interno, a alimentação saudável e a diversidade, passando pela eficiência energética, racionalidade no uso de bens naturais e gestão de resíduos, as práticas responsáveis são vitais para assegurar crescimento efetivo de médio e longo prazo, além de favorecer a assertividade e a excelência.

Ao longo dos últimos anos, a posição de vanguarda do hospital foi fortalecida com esforços climáticos para garantir um futuro mais saudável, o que assegurou a implantação de uma série de boas práticas, que contribuem para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), descabornização efetiva e progressiva das operações e ampliação do uso de energias limpas e renováveis.

Expandindo soluções – O engajamento do Santa Izabel com a questão ambiental é amplo e envolve ainda um cuidado crescente com a diversificação da matriz energética, redução de consumo de energia, reaproveitamento térmico para aquecimento de água, dentre outras ações de impacto efetivo e positivo. “Estamos atentos às melhores práticas e inovações ambientais. Diariamente, nossas equipes profissionais se mostram comprometidas em diversas frentes de ação pela sustentabilidade ambiental”, complementa Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa.

Atualmente, o Santa Izabel integra a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, com posição de referência neste grupo. E, em 2021, ingressou na campanha Race to Zero (RtZ), uma iniciativa

global apoiada pela ONU, que incentiva a eliminação das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha estimula que o hospital alcance até 2030 pelo menos uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de gases de efeito estufa (GEE).

À medida que as comunidades enfrentam as realidades das mudanças climáticas, o compromisso do Hospital Santa Izabel em fortalecer a transparência e a sustentabilidade ambiental tem sido evidente. Em 2023, o hospital já registrou uma redução significativa, equivalente a 35% das suas emissões de GEE. “Esses resultados refletem não apenas a responsabilidade, mas também a liderança da instituição na mitigação do impacto ambiental. O contínuo comprometimento com ações proativas e eficazes é parte fundamental da jornada do Santa Izabel em direção a um futuro mais saudável e resiliente para todos”, completa Thiago Awad, coordenador de Sustentabilidade Ambiental do HSI.