17h00

Hospital Santa Izabel intensifica ações de cuidado contra o novo coronavírus

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel intensifica ações de cuidado contra o novo coronavírus

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, vem ampliando continuamente as ações para garantir a segurança de colaboradores e, desde o primeiros sinais de avanço da pandemia, implantou um comitê para planejar, coordenar e assegurar uma preparação rápida e eficiente ao novo coronavírus. Esta iniciativa envolve novos protocolos de segurança, readequação de fluxos e segmentação de unidades e serviços para qualificar a assistência e assegurar que os pacientes com suspeita de Covid-19 e a equipe assistencial não interajam com os enfermos em outro tipo de tratamento.

As Emergências Adulto e Pediátrica do Santa Izabel foram readequadas para assegurar a continuidade da prestação de um serviço qualificado, seguro e resolutivo. Elas funcionam com fluxo diferenciado para encaminhamento estruturado de pacientes com ou sem queixa de dificuldade respiratória. “Cuidar bem das pessoas faz parte de nossa missão”, afirma o  provedor da Santa Casa da Bahia, José Antonio Rodrigues Alves, ressaltando que a união e dedicação do corpo clínico e das equipes profissionais têm sido fundamentais nesse atual processo de superação ao desafio de ampliar a prevenção, compartilhar conhecimento, assegurar o melhor tratamento e salvar vidas.

Bioimagem - Os atendimentos cirúrgicos e eletivos permanecem abertos para atendimento ao público e seguem todas as normas de proteção. Também continuam sendo realizados os exames cardiológicos e de bioimagem, a exemplo de endoscopia digestiva alta e colonoscopia.  As outras doenças, diz o diretor Técnico Assistencial do Santa Izabel, Ricardo Madureira, continuam necessitando de cuidado especializado e muitas vezes inadiável. “Estamos mantendo assistência qualificada para os que têm e os que não têm complicações por conta do novo coronavírus”, complementou.

A chefe do Serviço de Pediatria do Santa Izabel, Rita Mira, reforça que a equipe do Santa Izabel está preparada e vem seguindo rigorosamente as diretrizes e recomendações  preconizadas pelas organizações de saúde para o atendimento separado de crianças com sintomas respiratório e de outras patologias. “Neste momento de pandemia, eu gostaria de tranquilizar às famílias em relação à manutenção e segurança da assistência. Estamos empenhados em cuidar ainda com mais qualidade e segurança”, assegurou.

Outro avanço registrado pelo hospital foi a expansão das ações de testagem laboratorial e medição de temperatura, que já alcançava áreas estratégicas e agora está sendo realizada também nas portarias de acesso dos colaboradores. Além disso, houve reforço na utilização de equipamentos de proteção individual e foram intensificadas as campanhas para correta higienização das mãos, bem como da sequência de paramentação e desparamentação para equipes assistenciais, dentre outras iniciativas preventivas. 

Solidariedade – Neste momento de mobilização humanitária, o Hospital Santa Izabel reforçou as ações de humanização com a implantação de atendimento de telepsicologia   para pacientes, familiares e colaboradores, e da visita virtual – que funciona por meio de videochamada por smartphone, intermediada pelas equipes dos serviços de Psicologia Hospitalar e de Assistência Social. Também foi viabilizada uma iniciativa que possibilita a contação de histórias online. É o Projeto Nossas Histórias não podem parar, por meio do qual voluntários da Santa Casa de Misericórdia da Bahia gravam vídeos contando histórias para que as crianças internadas assistam pelo canal do Santa Izabel no YouTube.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital