15h00

Conquistamos certificação de Centro Independente para Realização de TAVI

Tratamento transformador para implantação de válvula aórtica por cateter, TAVI tem histórico de sucesso no Hospital santa Izabel (HSI). Pacientes encontram segurança e conforto e se recuperam mais rapidamente por meio dessa promissora prática minimamente invasiva.  

Compartilhe
Tamanho do Texto

A boa notícia é que o Hospital Santa Izabel foi certificado agora como Centro Independente para realização de procedimentos Transcateter da Válvula Aórtica (TAVI). Essa certificação, concedida pela Edwards Lifesciences, especialista em equipamentos de uso hospitalar, permitirá que as equipes profissionais do hospital aperfeiçoem as práticas de saúde, ampliem a segurança dos tratamentos e tenha no estoque, a qualquer tempo, materiais para a realização do implante de válvula aórtica transcateter (TAVI). 

“É um grande avanço em termos de agilidade no gerenciamento do paciente e um reconhecimento do trabalho qualificado que vem sendo desenvolvido pelo hospital”, afirma Dr. Joberto Senna, cardiologista intervencionista do Corpo Clínico do Santa Izabel. “Como pioneiro dessa técnica na Bahia e no Norte Nordeste, fico muito contente com a certificação que o hospital recebeu; significa que o hospital tem a estrutura e o corpo médico e de saúde para realizar esse procedimento em qualquer momento”, acrescentou Dr Adriano Dourado, cardiologista intervencionista do HSI.   

Com esta certificação, o Hospital Santa Izabel é o único Centro Independente da Bahia. A formalização dessa conquista aconteceu na última quinta-feira (16), durante a realização do “Simpósio TAVI”, no Salão Nobre do hospital. Na ocasião, o cardiologista Dr. Gilson Soares Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do HSI, fez uma explanação sobre as evidências que suportam o tratamento de TAVI no paciente com estenose aórtica grave. Na sequência, os Drs. Joberto Sena e Adriano Dourado discutiram casos clínicos de TAVI com prótese de balão expansível. 

O TAVI é um procedimento minimamente invasivo que tem oferecido nova esperança para reduzir as mortes por estreitamento da válvula aórtica. Para substituir uma válvula cardíaca defeituosa, os cardiologistas inserem uma substituta pela virilha do paciente e a levam até o coração. Quando o cateter atinge a base da aorta, o médico abre um balão inflando o dispositivo. A velha válvula é afastada pela nova e permanece. A recuperação costuma ser abreviada e leva apenas alguns dias. 

O tratamento do coração é uma especialidade do Hospital Santa Izabel. A implantação de novos protocolos para acelerar o tratamento faz parte de uma ampla batalha para repensar como lidar com a doença coronariana e ofertar aos pacientes o melhor tratamento. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital