No Hospital Santa Izabel (HSI), Jhonathas de Araújo Vilas Bôas é técnico da Engenharia Clínica desempenha um papel fundamental para garantir a qualidade e a segurança do cuidado dos nossos pacientes ao realizar a manutenção dos equipamentos médicos. O seu conhecimento técnico e o dedicado trabalho que desenvolve na Gerência de Engenharia Clínica do hospital foi reconhecido com o Prêmio João Pedroso, iniciática da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) em reconhecimento de profissionais que se destacaram na área de Engenharia Clínica no Brasil.
A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 25 de maio, durante a Feira Hospitalar 2023. As premiações foram divididas em quatro categorias: Engenheiro, Tecnólogo, Técnico e Influencer Digital da causa. Jhonathas de Araújo Villas Boas alcançou o Primeiro Lugar na categoria Técnico de Engenharia Clínica.
A função principal do técnico de Engenharia Clínica é realizar a manutenção preventiva, corretiva e calibração dos equipamentos médicos, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas, monitores cardíacos, ventiladores pulmonares, entre outros. O profissional também auxilia na instalação e configuração dos equipamentos médicos, assegurando que estejam em conformidade com as regulamentações e normas de segurança.
Trabalhar na Engenharia Clínica do HSI é, segundo Jonathas Villas Bôas, extremamente gratificante. “Diariamente, somos confrontados com novos desafios que me estimulam a buscar constante aprimoramento, enquanto conto com o apoio incondicional dos meus líderes e da equipe com a qual colaboro. Neste ambiente, encontramos todos os recursos necessários para desempenhar nossas tarefas com eficiência e superar obstáculos sem grandes dificuldades”, afirmou o homenageado.
Trabalho diário - A engenharia clínica é uma carreira de saúde relativamente nova que atende às múltiplas demandas das tecnologias médicas em rápida expansão. Há uma profusão de equipamentos sofisticados nos hospitais atualmente. “São equipamentos que exigem também o conhecimento relacionado à fisiologia humana básica”, diz Allyson G Bortoli, gerente de Engenharia Clínica da Santa Casa destacando o excelente trabalho diário de manutenção, reparo e prevenção realizado por Villas Boas e pela equipe de Engenharia Clínica do HSI.
Bortoli ressalta ainda que, com a tecnologia desempenhando um papel a cada dia mais importante na prevenção, tratamento e até mesmo no diagnóstico de doenças, a Engenharia Clínica assumiu papel decisivo na avaliação e seleção dos equipamentos médico-hospitalares, acompanhando todo o ciclo de vida destes ativos, até mesmo o descarte, além da manutenção e verificações periódicas de segurança.
A implantação adequada da tecnologia contribui para a melhoria da qualidade da assistência à saúde, a contenção de custos e a ampliação do acesso aos serviços. “Os profissionais da engenharia da Santa Casa atuam em estreita colaboração com os médicos, enfermeiros e outros membros da equipe assistencial a fim de assegurar que todos compreendam as capacidades e limitações de cada máquina”, acrescenta o engenheiro.
Ele destaca ainda a importância do treinamento constante. “Contamos com uma equipe preparada e atualizada com os conhecimentos que maximizam o desempenho desse tipo de serviço”, completou o especialista, acrescentando que as funções de suporte e avanço do cuidado e gerenciamento de tecnologia de saúde podem ser consideradas os pilares de qualquer serviço de engenharia clínica.