12h00

Setembro Dourado: Hospital Santa Izabel alerta para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) está reforçando a campanha sobre o setembro dourado, que é o mês de atenção ao câncer infantojuvenil. O diagnóstico precoce é muito importante para aumentar as chances de cura da doença. Nos últimos anos, os avanços na pesquisa e o progresso terapêutico mudaram a forma como o câncer é tratado e ampliaram as perspectivas de recuperação, especialmente quando a doença é identificada logo no início.

Segundo os especialistas é preciso ficar bem atento a certos sintomas e sinais que as crianças e adolescentes podem apresentar, como palidez, hematomas ou sangramentos pelo corpo, dor óssea, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre ou outros sinais de infecção, perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, tosse persistente ou falta de ar, alterações oculares, dores de cabeça, especialmente se forem incomuns e contínuas, além de vômitos recorrentes e dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma.

Alguns desses sintomas podem ser confundidos com os de muitas outras doenças. Por isso é tão importante a conscientização das equipes de saúde que trabalham com crianças e adolescentes – e também das famílias – quanto aos sinais e sintomas para que possam detectar o câncer precocemente.

Atuando de forma conjunta com o Grupo Oncoclínicas, o maior do setor na América Latina, o Hospital Santa Izabel oferece infraestrutura completa para o tratamento de neoplasias em crianças e adolescentes. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar formada por oncologistas, onco-hematologistas, terapeuta educacional, pediatras, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

Retinoblastoma – Ainda no mês de setembro, mais precisamente no dia 18, merece destaque o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. A data foi instituída por lei (nº 12.637) em 2012. O objetivo é o de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina – parte do olho responsável pela visão – afetando um ou ambos os olhos. É o tumor primário mais comum no olho de crianças e tende a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento. Busque saber se seu filho passou por uma avaliação oftalmológica que inclui o Teste do Olho Vermelho na maternidade. Se não passou, procure um oftalmologista para realizá-la, quando ele ainda é um bebê.

Segundo a oncopediatra do Hospital Santa Izabel, Juliana extremamente importante que, ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos do filho, os pais procurem um médico o quanto antes. “O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança acometida pela doença”, completou a especialista.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital