13h00

Hospital Santa Izabel adota método cirúrgico minimamente invasivo para corrigir problema de próstata aumentada

Com menos complicações, tratamento a laser fornece solução duradoura para o aumento da próstata.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel adota método cirúrgico minimamente invasivo para corrigir problema de próstata aumentada

Os tratamentos para os distúrbios da próstata que afligem muitos homens idosos têm avançado muito na atualidade. No Hospital Santa Izabel (HSI), o destaque agora é a realização da enucleação prostática à laser (HoLEP), cirurgia minimamente invasiva para pacientes que apresentam Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) - aumento da glândula da próstata. Semana passada, quatro pacientes foram operados com excelentes resultados.

“Correu tudo muito bem e estamos felizes com os resultados”, afirmou o cirurgião urológico Eduardo Café, chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel. “Agradeço à todos pelo apoio e empenho, fundamentais neste processo. Desde a alta gestão que acreditou e levou adiante esta iniciativa, e principalmente a cada colaborador que não mediu esforços, como sempre! Ao pessoal da Sinergia, obrigado e bem vindos ao HSI”, completou o especialista.

A cirurgia de próstata com laser é um tratamento minimamente invasivo para próstata aumentada, também chamado de enucleação da próstata com laser de hólmio (HoLEP). No procedimento é utilizado laser para remover o tecido que bloqueia o fluxo de urina e um instrumento separado é usado para cortar o tecido da próstata em fragmentos facilmente removíveis. O procedimento também preserva o tecido removido para que possa ser examinado para câncer de próstata e outras condições de saúde.

A grande maioria dos homens na faixa dos 70 anos apresentam hiperplasia prostática benigna, ou HBP, um crescimento não maligno da próstata. O crescimento benigno da próstata não é um prelúdio para o câncer. É simplesmente algo que acontece com quase todos os homens que vivem além dos 60 anos. Uma das principais complicações para quem apresenta este tipo de problema é a obstrução parcial ou total da uretra. Tal obstrução costuma causar sintomas bastante incômodos, como dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de levantar diversas vezes para urinar durante à noite

No Hospital Santa Izabel, os pacientes são informados sobre todas as opções de tratamento e os seus benefícios e riscos, permitindo-lhes tomar uma decisão informada sobre a forma mais segura e precisa de tratar o seu problema.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital