![Hospital Santa Izabel adota método cirúrgico minimamente invasivo para corrigir problema de próstata aumentada](https://www.hospitalsantaizabel.org.br/conteudo/not/001/int/000413.webp)
Os tratamentos para os distúrbios da próstata que afligem muitos homens idosos têm avançado muito na atualidade. No Hospital Santa Izabel (HSI), o destaque agora é a realização da enucleação prostática à laser (HoLEP), cirurgia minimamente invasiva para pacientes que apresentam Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) - aumento da glândula da próstata. Semana passada, quatro pacientes foram operados com excelentes resultados.
“Correu tudo muito bem e estamos felizes com os resultados”, afirmou o cirurgião urológico Eduardo Café, chefe do Serviço de Urologia do Santa Izabel. “Agradeço à todos pelo apoio e empenho, fundamentais neste processo. Desde a alta gestão que acreditou e levou adiante esta iniciativa, e principalmente a cada colaborador que não mediu esforços, como sempre! Ao pessoal da Sinergia, obrigado e bem vindos ao HSI”, completou o especialista.
A cirurgia de próstata com laser é um tratamento minimamente invasivo para próstata aumentada, também chamado de enucleação da próstata com laser de hólmio (HoLEP). No procedimento é utilizado laser para remover o tecido que bloqueia o fluxo de urina e um instrumento separado é usado para cortar o tecido da próstata em fragmentos facilmente removíveis. O procedimento também preserva o tecido removido para que possa ser examinado para câncer de próstata e outras condições de saúde.
A grande maioria dos homens na faixa dos 70 anos apresentam hiperplasia prostática benigna, ou HBP, um crescimento não maligno da próstata. O crescimento benigno da próstata não é um prelúdio para o câncer. É simplesmente algo que acontece com quase todos os homens que vivem além dos 60 anos. Uma das principais complicações para quem apresenta este tipo de problema é a obstrução parcial ou total da uretra. Tal obstrução costuma causar sintomas bastante incômodos, como dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de levantar diversas vezes para urinar durante à noite
No Hospital Santa Izabel, os pacientes são informados sobre todas as opções de tratamento e os seus benefícios e riscos, permitindo-lhes tomar uma decisão informada sobre a forma mais segura e precisa de tratar o seu problema.