13h00

Hospital Santa Izabel vence Prêmio Benchmarking na categoria “Cultura ESG”

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) venceu, na última terça-feira (17), a 13ª Edição do Prêmio Benchmarking Saúde 2023 na categoria “Cultura ESG”. 

Foram avaliados, pela comissão julgadora, os quesitos cultura, sustentabilidade financeira e acreditação. 

Sobre o aspecto ambiental, “Environmental” (E), o case trouxe ações realizadas por uma área específica de Sustentabilidade Ambiental, concentrada na redução de desperdícios, melhoria de processos, inovação e direcionada por oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já na dimensão social (S), foram apresentadas as ações sociais, em parceria com a Casa de Apoio Solange Fraga, dedicadas a apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, provenientes do interior da Bahia, para tratamento oncológico ou cardiopata, além da promoção, através da Gerência de Gestão de Pessoas (GGP, de iniciativas voltadas para o bem-estar dos colaboradores.  

No que diz respeito à governança (G), a Santa Casa da Bahia possui uma unidade dedicada à Governança, Riscos e Compliance, que também atua no HSI, com foco principal em garantir a integridade da instituição, com ênfase na ética, transparência, responsabilidade e sustentabilidade. 

“Vencer o prêmio Benchmarking, na categoria Cultura ESG, é o reconhecimento da comunidade do Setor Saúde e do compromisso institucional com a sustentabilidade e práticas éticas. Certamente, impacta positivamente na reputação, prestígio e cultura interna da nossa Santa Casa”, afirmou a diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra.  

A solenidade de entrega do troféu será realizada no próximo dia 5 de dezembro, no Hotel Fasano, em Salvador. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital