15h30

Farmacêuticos do HSI recebem menção honrosa por trabalho apresentado em congresso

Compartilhe
Tamanho do Texto
Farmacêuticos do HSI recebem menção honrosa por trabalho apresentado em congresso

Profissionais farmacêuticos do Hospital Santa Izabel (HSI) receberam menção honrosa pelo trabalho apresentado no XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, XIV Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e Expofar 2023. 

O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de outubro desse ano e o tema apresentado foi “Reações Adversas a Medicamentos em Pacientes Idosos: É possível pensar em fatores predisponentes?”. 

“O número de idosos tem aumentado em todo o mundo. Em nosso país isso também tem ocorrido. Essa população, devido alterações fisiológicas próprias da senilidade, está mais propensa ao desenvolvimento de reações adversas a medicamentos, o que pode reduzir a qualidade de vida e custos com serviços de saúde. Esses eventos, muitas vezes são tratados como ‘novas doenças’ e resultam na prescrição de mais medicamentos. Assim, a identificação precoce desses eventos adversos pode contribuir para um manejo mais adequado, garantindo a segurança do paciente e uso racional de medicamentos. Os resultados alcançados em nosso trabalho mostraram que, na maioria dos casos, eram classificadas como dose dependente, ou seja, a suspensão ou ajuste de dose do medicamento seriam suficientes para resolução do evento adverso”, explicou a farmacêutica, gestora do Serviço de Farmacovigilância do HSI, Aline Amaral, uma das autoras do trabalho. 

“Receber a menção honrosa foi muito importante, pois demonstra que o Serviço de Farmacovigilância do HSI tem produzido resultados que não se resumem apenas a notificação de eventos adversos à Vigilância Sanitária, mas, tem contribuído para a segurança do paciente”, comemorou a farmacêutica. 

Dentre os outros membros do grupo estão também a coordenadora do Serviço de Farmácia do HSI, Cristiane Rocha; as farmacêuticas clínicas, Quesia dos Santos e Leane Prereira; além dos estagiários do Serviço de Farmacovigilância, Leonardo Almeida, Filipe Miranda, Rachel Vieira e Tainan Xavier. 

 

Na foto: 

Aline Amaral, farmacêutica, gestora do Serviço de Farmacovigilância do HSI 

Leonardo Almeida, estagiário do Serviço de Farmacovigilância do HSI 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital