
Profissionais farmacêuticos do Hospital Santa Izabel (HSI) receberam menção honrosa pelo trabalho apresentado no XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, XIV Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e Expofar 2023.
O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de outubro desse ano e o tema apresentado foi “Reações Adversas a Medicamentos em Pacientes Idosos: É possível pensar em fatores predisponentes?”.
“O número de idosos tem aumentado em todo o mundo. Em nosso país isso também tem ocorrido. Essa população, devido alterações fisiológicas próprias da senilidade, está mais propensa ao desenvolvimento de reações adversas a medicamentos, o que pode reduzir a qualidade de vida e custos com serviços de saúde. Esses eventos, muitas vezes são tratados como ‘novas doenças’ e resultam na prescrição de mais medicamentos. Assim, a identificação precoce desses eventos adversos pode contribuir para um manejo mais adequado, garantindo a segurança do paciente e uso racional de medicamentos. Os resultados alcançados em nosso trabalho mostraram que, na maioria dos casos, eram classificadas como dose dependente, ou seja, a suspensão ou ajuste de dose do medicamento seriam suficientes para resolução do evento adverso”, explicou a farmacêutica, gestora do Serviço de Farmacovigilância do HSI, Aline Amaral, uma das autoras do trabalho.
“Receber a menção honrosa foi muito importante, pois demonstra que o Serviço de Farmacovigilância do HSI tem produzido resultados que não se resumem apenas a notificação de eventos adversos à Vigilância Sanitária, mas, tem contribuído para a segurança do paciente”, comemorou a farmacêutica.
Dentre os outros membros do grupo estão também a coordenadora do Serviço de Farmácia do HSI, Cristiane Rocha; as farmacêuticas clínicas, Quesia dos Santos e Leane Prereira; além dos estagiários do Serviço de Farmacovigilância, Leonardo Almeida, Filipe Miranda, Rachel Vieira e Tainan Xavier.
Na foto:
Aline Amaral, farmacêutica, gestora do Serviço de Farmacovigilância do HSI
Leonardo Almeida, estagiário do Serviço de Farmacovigilância do HSI